[it's the end of the world...as we know that]




- moço, por favor, como eu faço para saber o preço do livro?

(embora os leitores de preço sejam lindos e charmosos, alguns fregueses simplesmente ignoram a presença deles)

- então, é só passar o código de barras ali no leitor.

- ah, obrigada!

(livreiro continua arrumando a seção [pra vocês tirar tudo do lugar, seus lindo] e percebe que o freguês está demorando mais do que o normal em frente ao leitor. ao se aproximar, para verificar se a boniteza precisa de ajuda, depara-se com a seguinte cena)

- 9 7 8 5 4...

(sim, senhoras e senhores, o freguês está parado em frente ao leitor de preços falando em alto e bom som os números do código de barras. VISUALIZEM A CENA EM 3D PFV. livreiro, prestes a explodir de vergonha alheia, sai de cena à francesa)

manual prático de bons modos em livrarias: sabemos que, infelizmente, em algumas livrarias, os livros não têm o preço na capa. sendo assim, é normal a freguesia ficar desesperada para saber o valor daquele livro jóia que quer comprar. mas, gente, é só olhar em volta: tem sempre um leitor de preço piscando pra você. ♥

38 comentários:

  1. olha, mas esses leitores são muito difíceis, realmente. o que aparece de cliente tentando passar a D9 na leitora, esfregando o livro e tentando de outras maneiras não menos criativas descobrir como funciona a simples máquinas, é impressionante.

    ResponderExcluir
  2. Rindo por duas vidas! HAHAHAHAHA, pq ninguém faz isso na minha frente,SENHOR, PORQUE?!?!?!?!

    ResponderExcluir
  3. Queria TANTO que os da Saraiva Mega Store da Rua do Ouvidor funcionassem... Andar a loja inteira para descobrir o preço do produto é desanimador.

    ResponderExcluir
  4. O século XX registrou a história de um aposentado que achou um acinte ir ao terminal do Banco 24 horas e não ter nenhuma atendente novinha, linda e respeitosa para lhe abrir a porta e lhe desejar boa noite!
    #AVALIEM

    ResponderExcluir
  5. Oh, God. Ninguém explicou que ele era um LEITOR de códigos de barra e não um OUVIDOR?

    ResponderExcluir
  6. Ah.... a minha livraria é pequena, então não tem os leitores.. entretanto tem 3..... TREEEEEES!! vendedores que ficam NA CARA dos clientes... sério... toda vez que eu escuto essa pergunta tá vontade de, sei lá, jogar pedras em alguma coisa.

    Detaaaaaaaaaalhe... hoje começou o balanço anual... aquele em que os chefes nos obrigam a tirar tudo do lugar e colocar de novo, carregando uns 10 kg a mais do que aguentamos... com a loja fechada. Intooonci... tinha dois cartazes gigantescos na porta (de metal) da loja avisando que a loja está fechada até o dia 3 para balanço... o que o cliente, amor da minha vida, razão do meu viver, faz?? Levanta a maldita da porta de metal (aquela que desenrola em cima da de vidro que o povo conhece)e me faz a pergunta de gênio: moça, tá aberta? Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhh nãããããooooo imbeciiiiiiiiiiil..... tá assim pq somos vampiros e não toleramos luz do dia

    (nossa... queria tanto poder dar um grito assim lá na loja... obrigada por nos proporcionar esse espaço)

    ResponderExcluir
  7. E se ele fosse robô e tivesse falado em código com a máquininha amoreco? Gente, amor na livrerie ~ésse dois~

    ResponderExcluir
  8. Todos os contos nesse blog parecem tão surreais que olha...nao me surpreendo mais com nada. :D

    ResponderExcluir
  9. COMO ASSIM!!! hahahahahahahahaahaha

    Me fala que esse leitor tinha 100 anos, por favor! Me fala que ele morava numa selva e acabou de ser resgatado! Me conta que era uma pegadinha!!!

    Ate engasguei com meu cafe... nossa

    ResponderExcluir
  10. hahah Confesso que ri muito!!!
    Mas conheço muita gente que passaria por algo parecido... pessoas mais velhas têm dificuldade com a tecnologia e usam uma lógica maluca para testar como elas funcionam ><

    Beijos,
    Nanie - Nanie's World

    ResponderExcluir
  11. Aaaah, é por isso que não funcionou... Se o livro era daqui, falou um 8 no ditado dele. DUH

    (e se não for, de onde diabos era esse livro?)

    ResponderExcluir
  12. Toda vez que entro aqui tenho vontade de fazer um manual prático para bancos... daí eu vejo que é a mesma coisa

    Agora essa cena é surreal

    ResponderExcluir
  13. Opa! A idéia do seu blog é muito boa, e tem tudo para bombar, mas eu gostaria de fazer duas críticas construtivas:

    1 - O layout do seu post é muito ruim, tente dar ao blog um ar pouco mais profissional.

    2 - Trabalhe um pouco mais o texto do seu post, destacar mais algumas frases e tomar um pouco mais de cuidado ao escrever, a impressão que tenho é que o post foi escrito "na correria".

    Fica a vontade pra me xingar, mas acredite, eu gostei muito do blog, só estou falando isso na tentativa de melhorá-lo.

    ResponderExcluir
  14. Mas para que ar profissional? :S
    Essa é a graça do blog
    O design e o texto são completamente descontraídos e isso que faz ele ser puro amor <3

    ResponderExcluir
  15. Opa! Este blog tem potencial para ser MUITO visitado, assim como o do divasca e o Vida de Merda. Um pouquinho mais de esforco pode fazer o blog famoso e atrair bons anunciantes para a autora.

    ResponderExcluir
  16. Manual prático de bons modos em blogs.

    ResponderExcluir
  17. Tipo o português que precisava ir ao 20º andar de um prédio e, ao ser orientado a chamar o elevador, chegou bem pertinho da porta, pôs as mãos em concha junto da boca e disse: "Elevadooooireeeee!"

    ResponderExcluir
  18. A graça de não ser profissional... De profissional, já basta a vida, né? :)

    ResponderExcluir
  19. Aliás, profissionalíssimo o nosso amigo crítico de blog, né? http://seuwilson.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Eu acho que as pessoas têm o direito de não saber usar as inovações. Quel é? Meu pai, por exemplo, é um grande leitor, mas não frequenta livrarias (assim como vários que conheço que moram em cidades pequenas), como você acha que ele agiria com esse leitor de código de barras??? Me poupe desse elitismo!!!

    ResponderExcluir
  21. beijo carinhoso, faní. com amor, hillé.

    ResponderExcluir
  22. O nome é LEITOR não 'OUVIDOR'.
    Mas eu ri.

    :D

    ResponderExcluir
  23. Olha, eu me sinto inclinado a concordar com a Faní. Gosto do blog aqui, inclusive recomendo sempre pra amigos via twitter e FB. Se por um lado ele esclarece várias dúvidas e curiosidades que nós clientes temos e ao mesmo tempo nos diverte, também acaba por vezes tendo uma certa tendência a um elitismo cultural. Esse caso do Leitor do Cod. de barras é um bom exemplo. Sei lá, seria tão mais humano se ensinasse o animal como funciona a máquina, entende o que quero dizer?

    É isso. No mais, um abraço!

    ResponderExcluir
  24. "Tão mais humano se ensinasse o animal" - Sua ironia refinado é ótima, amigo

    ResponderExcluir
  25. oi, diogo. :) estamos comentando sobre esse causo agora lá na fanpage do blog no facebook. a questão não é ensinar ou não, até porque a gente faz isso o tempo todo lá na livraria (eu não conto aqui como são as minhas oito horas lá). a questão é: pessoa não sabe e não pergunta. vergonha, talvez? vai saber. foi um causo extremamente engraçado, não tinha como não parar aqui. e, como eu disse, o blog é para rir de um trampo estressante, para mostrar como o ser humano pode ser idiota, quando se acha o maior esperto. vamos pegar leve, o negócio é rir e fazer rir. beijo grande.

    ResponderExcluir
  26. ja cansei de ver cliente mostrando a capa do livro pro leitor

    ResponderExcluir
  27. nóossa... o mais comum é os clientes que mostram a capa do livro para o leitor; já vi até mostrando a lombada. (será que a maquininha vai ler o texto ali escrito?)

    ResponderExcluir
  28. As pessoas costumam passar o código no vidro ao invés do laser embaixo.

    ResponderExcluir
  29. Eu vi na Livraria Cultura uma senhoura aparentando seus 50 aninhos amassando a capa do livro contra o Kindle, que estava em exposição lá. Nem quis tentar entender a lógica da coisa. Agora, ceis já tentaram ver o preço de um livro ou procurá-lo no acervo da lindona da FNAC? Ache um leitor de cód de barra lá, DU-VI-DO!!!

    ResponderExcluir
  30. Na livraria que eu trabalhava, o leitor ficava junto com os terminais de consulta, então tinha o leitor e o computador, com a tela: "PASSE O PRODUTO NO LEITOR"
    Já vi e já me contaram de velhinhos e velhinhas (ou nem sempre idosos) passando o livro na tela do computador ou o ~laser~ do mouse no código de barra. Haja poker face pra continuar atendendo!

    ResponderExcluir
  31. Sempre tem um cliente querendo passar o livro no monitor do terminal de consulta para saber o preço e coisas do tipo. Mas esse post me fez lembrar de dois "causos" no meu antigo trampo. Primeiro um cliente repetia o título para o leitor esperando que o mesmo dissesse algo como: "seu livro custa tanto, obrigado pela preferencia!" Segundo foi um cliente que me abordou dizendo que passou o livro no leitor e após ver a mensagem "aguarde" ele queria saber o que aquilo significava.
    A gente sofre, mas ri.

    ResponderExcluir
  32. Descobri o seu blog ainda há pouco. Me diverti com algumas das suas crônicas de livreira, e entendo esse registro do cotidiano com um espaço pra reflexão sobre as pequenas coisas da vida e sobre o comportamento das pessoas, no caso a relação das pessoas comuns, anônimas (?), com o universo do livro e tudo o que diz respeito a esse objeto (paixões, leitura, letramento etc).
    Mas lamento que (me parece) em muitos dos seus registros fique patente um discurso preconceituoso e intolerante em relação a esse outro--o seu freguês. Um exemplo disso é este post aqui sobre o leitor de código de barras. Reconheço a praticidade dessa máquina num ambiente como uma livraria, mas exatamente nesse contexto entendo que a familiaridade com o livro e/ou o desejo de interação com o livro devem ser valorizados/respeitados muito mais (e antes!) do que o uso instrumental da máquina. A livraria, sobretudo o sebo, deveria constituir espaço de humanidade, onde a interação humana fosse primordial e o recurso à máquina circunstancial--não o inverso... mas claro, o livreiro é (antes de tudo?) um empresário, não tem tempo (tempo=dinheiro) pra lidar com ou orientar fregueses (ou não seria melhor usar 'clientes' mesmo?) incompetentes, imbecis, semi-analfabetos (?!)...
    Em tempo: as pessoas são definitivamente muito mais "lindas e charmosas" que essas máquinas esdrúxulas...
    Ah, vc não precisa aceitar meu comentário, pode exclui-lo se quiser; antes de fazer isso, porém, vc vai precisar lê-lo e isso me basta. No mais, eu devo continuar acessando o seu blog.

    ResponderExcluir
  33. Infelizmente muitas não tem mesmo. A La Selva que domina vários aeroportos (não sei se todos) que fui não tem. Super estranho pra um local que é tão movimentado por pessoas ávidas por algo pra matar o tempo.É muito chato ter que ficar perguntando o preço para os funcionários. E claro que devido à localização "privilegiada" os preços são bem acima das outras livrarias.

    ResponderExcluir
  34. hahaha gente! tadiiiiinho... diz que não foi um velhinho? foi um adolescente ~emaconhado~ tirando onda na bookstore, diz?

    ai, povo, não conhecer leitor de código de barras não é elitista. eu não moro em nenhuma favela e não sei instalar impressora até hoje. é ignorância tecnológica (no meu caso é preguiça mesmo) e não há nada pra se envergonhar.
    lembrei de quando comprei meu primeiro computador, anos 90, e minha mãe achou que vírus era igual vírus da gripe. e deu um piti quando espirrei em cima do monitor, veja bem...

    ResponderExcluir
  35. Ptz, como eu faço pra adicionar o feed de vcs no google reader? Ql o endereco q coloco por la?

    ResponderExcluir
  36. O problema não é se uma ou outra pessoa não sabe usar o leitor. A questão é um monte de gente que tem iPhone, iPad e td o mais e não sabe usar uma máquina tão simples e que tem em todo lugar, até em supermercado. Isso é comodismo!

    ResponderExcluir

<< >>